Começou na noite desta quinta-feira a disputa do Bahia Cup, evento para o alto rendimento, com premiação de R$ 10 mil e pontos no ranking adulto da Confederação Brasileira de Tênis. A competição definirá os semifinalistas em rodada dupla nesta sexta-feira e é disputada com entrada franca no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA).
No primeiro dia, Gabriel Generoso, de Araraquara (SP), marcou 6/4 6/2 no baiano Leonardo Azevedo e encara o catarinense Sérgio Amorim. O pernambucano Guilherme Zotin passou pelo baiano Gustavo Schwebel, natural do Clube Bahiano de Tênis, por 3/6 6/3 6/3 e medirá forças contra outro baiano, Gustavo Lino.
A rodada desta sexta-feira começa às 9h e prevê doze partidas sendo oito das oitavas de final e todos os duelos das quartas de final a partir das 18h30. Destaque para o jogador Augusto Laranja, de São José do Rio Preto (SP). O principal favorito pega o baiano Matheus Conte.
As semifinais serão jogadas no sábado e a decisão no domingo, dia 30.
O sábado será o 1º dia da disputa da 34ª edição do Bahia Juniors Cup com as disputas do qualifying internacional para a categoria 18 anos com pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, dos 16 e 14 anos, 12 anos e as disputas da chave principal das categorias até 10 anos do Tennis Kids. Os jogos estão previstos para às 9h. São 307 atletas de 15 países, um aumento de 50% em relação à edição anterior. A 34ª edição do Bahia Juniors Cup vai até o sábado, dia 6 de outubro.
O Bahia Juniors Cup é um celeiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open há pouco mais de uma semana se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional.
"O Bahia Juniors Cup tem um peso enorme na minha formação, foi meu grande primeiro título nível ITF em uma grande final contra meu amigo e rival Sebastian Baez que hoje é 2 do mundo na categoria, as recordações são muito felizes. Foi sem dúvida crucial para alavancar minha carreira juvenil e tem papel importante na minha carreira", disse Wild.
Além de Wild já disputaram o tradicional evento Fernando Meligeni, André Sá, Teliana Pereira, Marcelo Melo, Jaime Oncins, Flávio Saretta entre outros.
O Bahia Juniors Cup tem o recorde de 307 atletas, um aumento de quase 50% em relação à última temporada. São jogadores de 15 países - Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia.
Últimos Campeões na categoria mundial do Bahia Juniors Cup:
2017 - João Lucas Reis (BRA) / Nathália Gasparin (BRA)
2016 - Thiago Wild (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)
2015 - Gabriel Decamps (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)
2014 - Igor Marcondes (BRA) / Maria Silva (BRA)
2013 - Silas Cerqueira (BRA) (último baiano campeão) / Thaísa Pedretti (BRA)
2012 - Marcelo Tebet (BRA) / Ivone Alvaro (POR)
2011 - Victor Gonzaga (BRA) / Giovanna Baccarini (BRA)
2010 - Vicente Bronstein (CHI) / Carla Forte (BRA)
A 34ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup tem o patrocínio da da SETRE, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e da Sudesb, do Governo do estado da Bahia, dos Correios, o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e apoio das Águas Meleva, Cassi Turismo e RevestBege . O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.
O Bahia Pro Cup tem o patrocínio da SETRE, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e da Sudesb, do Governo do estado da Bahia, além do apoio da Confederação Brasileira de Tênis que conta com o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.