Número 1 do mundo, Rafael Nadal não aparentou nenhum problema no joelho na tarde deste domingo, acabou se enrolando quando tinha o jogo sominado, mas e carimbou seu passaporte rumo às quartas de final do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada.
O espanhol superou o georgiano Nikoloz Basilashvili, 37º colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 6/3 6/3 6/7 (8/6) 6/4 após 3h18min de duração na quadra Arthur Ashe, a principal em Nova York e maior do mundo para 24 mil pessoas.
O natural de Manacor se garante nesta fase do Major americano pela oitava vez em 14 participações e segue correndo atrás do tetracampeonato.
Ele vence sua 57ª partida em 67 disputadas em Flushing Meadows e 44ª do ano. Vai encarar o austríaco Dominic Thiem, nono colocado, que derrotou o vice-campeão do ano passado, o sul-africano Kevin Anderson em sets diretos. O duelo será o primeiro dos dois em um piso diferente do saibro. Nadal soma sete vitórias e três derrotas, o último encontro vencido pelo espanhol na final de Roland Garros.