Campeã em Montreal, vice em Cincinnati e número 1 do mundo, a romena Simona Halep foi surpreendida na tarde desta segunda-feira ao ser eliminada na primeira rodada do US Open, o último Grand Slam da temporada, diante da estoniana Kaia Kanepi, 44ª colocada no ranking mundial da WTA.
Kanepi marcou 2 sets a 0 com parciais de 6/2 6/4 após 1h16min em partida que marcou a abertura da nova quadra Louis Armstrong, agora contando com teto retrátil e capacidade para mais de 14 mil pessoas.
Pela primeira vez na história do feminino que uma líder do ranking perde na primeira rodada do torneio. O ranking feminino foi instaurado em 1973. Halep perde pela segunda vez seguida na primeira fase em Nova York repetindo 2017 quando caiu diante de Maria Sharapova.
Kanepi pega na segunda rodada a suíça Jill Teichmann, qualifier. Halep não sofrerá prejuízos no ranking mesmo com a queda precoce, mas pode ver a aproximação de Caroline Wozniacki.
O jogo
Kanepi comandou as ações desde o princípio conseguindo duas quebras para abrir 5/1 e fechar com facilidade a primeira etapa. A estoniana abriu 3 a 0 com duas quebras no segundo, viu Halep detonar uma raquete no chão, mas começou a falhar, deu dupla-falta para perder um saque e viu Halep empatar em 4/4. Só que a estoniana aproveitou queda da romena, quebrou de novo e fechou sem sustos com dois erros de Halep.