Poucos dias após o término da Copa do Mundo de Futebol, a Rússia vai receber, na capital Moscou, mais uma edição do Mundial por equipes do Beach Tennis, entre 7 e 12 de agosto e o Brasil, vice-campeão ano passado perdendo no detalhe para os italianos, irá com tudo buscar o título que não consegue desde 2013.
A praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, que vai receber, no final de semana de 13 até 15, a 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour, será palco também de dois períodos de treinamentos dos seis atletas brasileiros que buscarão desbancar principalmente os italianos na busca por reviver nosso único título Mundial.
Os convocados Raffaela Miiller, 5ª do mundo, Joana Cortez, 7ª, Marcela Vita, 12ª, Vinicius Font, 13º, e os santistas Thales Santos, 20º, e Marcus Ferreira, 21º, vão praticar sob a supervisão do capitão Alex Mingozzi, italiano radicado há dois anos e meio em Porto Alegre (RS), na sexta-feira e no sábado, dias 13 e 14, a partir das 14h, e em paralelo vão brigar pelo troféu na 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour, circuito em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis, que define os convocados do Rio de Janeiro para a Copa das Federações de Beach Tennis que acontece em outubro durante a Semana Guga Kuerten em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC).
"Serão treinos específicos e técnicos, os últimos aqui antes de nos encontrarmos de novo na Itália para treinos finais e depois direto na Rússia. Será um grande final de semana de Beach Tennis pois além dos treinos teremos o Rio Beach Tennis Tour, vou assistir algumas partidas para acompanhar os atletas para a disputa do Mundial e passar dicas", apontou Mingozzi que é um dos maiores vencedores da história do Beach Tennis, foi número 1 do mundo, tricampeão Mundial de Duplas e campeão Europeu por equipes com a Itália, que é o berço do esporte.
A Itália mais uma vez é a favorita e o país a ser batido na Rússia, mas o capitão destaca outros fortes times que o Brasil terá como concorrentes para buscar mais uma final: "Tudo depende da chave como será sorteada, mas além da Itália que é sempre favorita temos a Rússia que tem dois jogadores de alto nível, é uma equipe muito perigosa, a França com uma equipe muito boa com dois meninos que venceram alguns italianos pela Europa recentemente, estão passando por um momento de muita confiança, a Alemanha tem uma equipe muito boa, tem uma mulher entre as melhores e dois caras fortes, a Venezuela com uma equipe boa. Cada ano é mais difícil e mais países chegam na briga. Teremos que ficar muito focados e jogar nosso melhor", seguiu Mingozzi.
O capitão, que assumiu o comando técnico nacional no início deste ano, já tem um time na cabeça para os jogos. A cada confronto disputado será uma partida masculina, uma feminina de duplas e um duelo de dupla mista. Mesmo assim ele pretende usar variações: "Tenho algumas ideias conforme quem vamos enfrentar na Rússia podemos trocar algumas duplas, mas o principal é o Vini Font que é um dos melhores de dupla mista do mundo, se mistura com todas as meninas e nos homens o Marcus e Thales que são muito fortes e podem se misturar com o Vini na dupla masculina, temos boas opções".
Todos os seis convocados vão disputar o Rio Beach Tennis no torneio mais forte do país correndo atrás da premiação de R$ 5 mil, para chegarem tinindo no Mundial e também os cariocas em especial buscarem as respectivas vagas para a Copa das Federações pelo estado do Rio de Janeiro que será jogada durante a Semana Guga Kuerten no JUSC, em Jurerê Internacional, em Florianópolis, entre 12 e 14 de outubro, com passagens e hospedagem pagas.
"Fico feliz que o Rio de Janeiro tenha um circuito bem organizado, boa oportunidade para os jogadores se manterem ativos, focados. O que nos preocupava um pouco é que os nossos atletas iriam para o Mundial da Rússia com uma pausa de dois meses sem jogarem torneios ITFs. Eu ainda sou jogador e vivo aqui e estamos há dois meses sem torneios. Mesmo que não valha pontos para o ranking mundial, o Rio Beach Tennis Tour estará bem forte, com os melhores do país e será uma ótima preparação para a Rússia".
O Rio Beach Tennis Tour terá seu primeiro final de semana com os Profissionais nas Duplas Masculinas e Femininas e as Duplas Mistas Profissional, A, B e C entre 13 e 15. Além da presença dos atletas da Seleção, a competição terá Ralff Abreu e Diogo Carneiro, empatados no 14º do mundo, Samantha Barijan, 15º, e Flávia Muniz, 31º, contabilizando ao todo todos os onze melhores ranqueados do país no top 50 da tabela mundial da Federação Internacional de Tênis.
O segundo final de semana do evento, entre 27 e 29 de julho, será voltado aos amadores nas Duplas Masculinas e Femininas A, B e C além dos jovens da categoria Sub 14 e os veteranos da 40+.
"Ser palco dos últimos treinamentos no Brasil do time que nos representará no Mundial da Rússia é uma honra. Além de estarem afinando para buscar o título os atletas vão competir entre si o que só eleva o status desta etapa e faz com que a qualidade e o nível seja o melhor possível. Estamos muito felizes e ansiosas pelos jogos", destacaram Daniela Bergamo e Esther Sanches, idealizadoras do Rio Beach Tennis Tour.
As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas através do site https://www.riobeachtennis. com.br/ e podem ser feitas até o dia 9, segunda-feira.
Programação do 1º final de semana do evento 13-15 Julho:
13/07
Categorias Dupla Mista PRO e A
13h - Mista PRO e Mista A
14h - Treino Seleção Brasileira
14h - Mista PRO e Mista A Quartas
15h - Mista PRO e Mista A Semi
16h - Mista PRO e A - Final
14/07
Categorias: PRO Masculino e Feminino, Dupla Mista B e C
8h - PRO FEM e MASC
9h - Mista B e C
10h - PRO FEM e MASC Quartas
10h30 - Mista B e C Quartas
12h - PRO FEM e MASC Semi Final
14h - Mista B e C - Final
14h - Treino Seleção Brasileira
15/07
Categorias: PRO MASCULINO E FEMININO
8h - Final PRO Masculino
10h - Final PRO Feminino
12h - FINAL DA COPA DO MUNDO FUTEBOL
* em virtude dos jogos da Copa as programações no sábado e domingo podem ser alteradas
Local: Praia de São Conrado, em frente ao quiosque QuiQui
A retirada dos Kits será feita no shopping Fashion Mall
O Rio Beach Tennis Tour tem a realização da agência Have Fun e conta com os apoios do Sabores da Orla e Farmalife.