Roger Federer alcançou, em novo ranking divulgado já na noite deste domingo, a liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, com a soma dos 250 pontos pelo troféu conquistado na grama de Stuttgart, na Alemanha.
Federer foi aos 8920 pontos contra 8770 de Rafael Nadal. Esta é a 310ª semana de Roger na frente, o maior líder de todos, enquanto que Pete Sampras fica com 286 - Nadal tem 177. Pela quinta vez Federer e Nadal alternam a liderança no ano. Em fevereiro Roger assumiu o topo, Nadal voltou ao primeiro lugar em abril, mas Federer lhe tomou a ponta por uma semana em maio. Nadal ficou as últimas quatro semanas na liderança até esta segunda-feira.
Uma nova troca pode acontecer já na próxima segunda-feira caso Federer não defenda o título em Halle, na Alemanha. Se for o campeão sua ameaça volta apenas para julho em Wimbledon onde defende o título e Nadal 180 das oitavas.
A terceira posição segue com o alemão Alexander Zverev seguido por Juan Martin del Potro e Grigor Dimitrov que ganhou o lugar do croata Marin Cilic. Dominic Thiem é o sétimo seguido por Kevin Anderson, David Goffin e John Isner.
Campeão em Hertogenbosch, na Holanda, o francês Richard Gasquet subiu cinco e é o 25º.