Rafael Nadal completou no domingo 32 anos de idade e nesta segunda-feira atingiu sua vitória de número 900 em 1087 disputadas. O touro Miúra, dono de 16 Grand Slams e 78 títulos lembrou suas maiores partidas na carreira.
Ele derrotou nesta segunda o alemão Maximilian Marterer, 70º,, por 6/3 6/2 7/6 (7/4) para atingir pela 12ª vez as quartas de final em Roland Garros: "No geral foi positivo. Depois do 2/2 da primeira parcial fui bem apesar de que tive que lutar. Tive a chance de ir com vantagem durante a primeira virada, mas não aproveitei e depois tive um par de erros no saque e me complicou o set", apontou Nadal que lembrou seus maiores jogos.
"A Copa Davis foi um momento especial. Contra o Guillermo Coria em Roma e final de Wimbledon em 2008, Austrália 2009, Roland Garros 2010 e US Open 2010 também foram mesmo que 2013 tenha sido transcendente para mim. Roland Garros do ano passado me marcou pela situação que estava passando".
Sobre a idade ele afirmou: "Não me sinto mais velho. Tenho essa idade e levo competindo no circuito desde 2003. É uma carreira extensa. Sendo honesto estou desfrutando cada jogo desta gira e espero continuar fazendo o mesmo
Seu oponente de quartas será o argentino Diego Schwartzman, 12º do mundo: "Jogamos em Madri há algumas semanas, é 12 do mundo, um dos melhores do momento. Será um jogo muito complicado, é um jogador muito duro e é bonito vê-lo nas quartas, é trabalhador e estou feliz de vê-lo assim".