Em um jogão com muita emoção e polêmica, o belga David Goffin, oitavo favorito ao troféu, salvou quatro match-points para eliminar o francês Gael Monfils, 32º pré-classificado, e garantir vaga nas oitavas de final de Roland Garros.
Goffin precisou de 3h58min para superar o adversário com parciais de 6/7 (8/6) 6/3 4/6 7/5 6/3 na quadra Suzanne Lenglen. Monfils teve quatro chances de fechar o jogo no quarto set, mas Goffin salvou e conseguiu uma quebra no 5/5 após polêmica. Monfils tinha vantagem no serviço e tomou violação de tempo e o jogo esquentou. Acabou pesando no mental de Gael que perdeu o set e no quarto teve duas quebras abaixo. Recuperou apenas uma e acabou sucumbindo.
O belga busca vaga nas quartas de final contra o italiano Marco Cecchinato, novato nas oitavas de um Grand Slam que na sexta-feira havia eliminado o 11º do mundo e 10º favorito, o espanhol Pablo Carreño Busta.
O croata Marin Cilic, quarto do mundo e terceiro favorito, não tomou conhecimento do americano Steve Johnson, 46º, por 6/3 6/2 6/4. Ele vai enfrentar o italiano Fabio Fognini, 18º, que passou por Kyle Edmund, 17º, em cinco sets com 6/3 4/6 3/6 6/4 6/4.