A ucraniana Elina Svitolina, quarta do ranking da WTA, justificou sua performance abaixo do esperado no confronto de quartas de final do Australian Open, onde foi dominada pela belga Elise Mertens e levou um pneu. Svitolina revelou ter jogado com lesão no quadril.
Após a partida, Svitolina atendeu a imprensa e começou falando da partida: "Hoje foi um dia muito duro pra mim fisicamente. Eu não estava apta a produzir um bom nível de tênis. Ela é uma grande tenista, então, ela teve um grande nível. Eu não pude, por causa do físico".
Indagada pelos jornalistas mais de uma vez, a ucraniana, que era a favorita ao título nas casas de apostas, revelou ter uma lesão no quadril, que começou a sentir logo após a final do WTA Premier de Brisbane, também na Austrália, onde na primeira semana do ano ela foi campeã.
"Desde então a dor tem piorado. Já coloquei faixa, aquela debaixo do short. Algumas vezes está tudo bem, mas hoje ela [Elise Mertens] estava jogando em bom nível, eu tinha que ter puxado a mim mesmo. Ela não me deu oportunidades. Todos os créditos a ela, porque ela tem jogado um tênis muito bom, não apenas jogo. Eu não tinha como", pontuou.
A ucraniana buscou mudar o rumo da coletiva elogiando a grande campanha da rival, mas seguiu sendo perguntada sobre a lesão: "Ela [a dor] está aí o tempo todo. Tenho dor o tempo todo, mas com analgésicos, está ok", pontuou Svitolina, revelando pouco tempo depois que não apenas para sacar tem dificuldades, mas também na rotação do corpo para golpes e devolução: "Isso faz doer cada vez mais e hoje doeu mais do que eu esperava".
A tenista colocou em dúvida sua participação no WTA de Taiwan no fim do mês, onde é a atual campeã.