No último jogo deste sábado na Rod Laver Arena, Roger Federer levou a melhor sobre o francês Richard Gasquet e garantiu sua vaga nas oitavas de final do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano no qual defende o título e luta pelo sexto título.
Leia Mais:
Federer comemora 90ª vitória e lembra melhores triunfos na Austrália
O suíço número dois do mundo precisou de 1h59min para superar o rival, ex-top 7 e atual 31º colocado no ranking, por 6/2 7/5 6/4, e ampliar sua freguesia sobre o francês, que perdeu pela 17ª vez em 19 confrontos contra o natural da Basileia.
Federer começou o jogo muito solto em quadra e dominando o adversário que pouco fez diante da versatilidade do suíço. Foram duas quebras e um tranquilo 6/2 no primeiro set.
Na segunda etapa, Gasquet elevou o nível, passou a confirmar mais os seus games de saque, mas no 12º game vacilou, tomou uma passada na paralela e depois deu dupla-falta para entregar o set por 7/5.
O francês então entrou mais cabisbaixo no 3º set, foi quebrado e viu Roger rapidamente abrir 4/1. Mas o suíço relaxou, se desconcentrou e tomou a quebra de volta de Gasquet, que igualou em 4/4. Federer então confirmou rapidamente e voltou a pressionar o rival na devolução, até que no segundo match-point ele teve sorte, contou com bola que tocou na fita e sobrou fácil no meio da rede para matar o ponto e sacramentar a vitória.
Nas oitavas de final, Federer terá pela frente um adversário inédito, o surpreendente húngaro Marton Fucsovics (85º), que mais cedo derrotou o argentino Nicolas Kicker (96º) por 6/3 6/3 6/2.