O espanhol Pablo Carreño Busta, 11º do ranking da ATP, superou o luxemburguês Gilles Muller, 28º, e se garantiu pela primeira vez na carreira nas oitavas de final do Australian Open. Na próxima fase, ele enfrenta o croata Marin Cilic, 6º favorito, que passou pelo americano Ryan Harrison em sets diretos.
Carreño batalou por 3h21 para fechar o placar em 6/7 (4) 4/6 7/5 7/5 tendo convertido 14 aces contra 40 de Muller, que disparou 74 bolas vencedoras contra 48 do espanhol, que venceu 77% dos pontos jogados co seu primeiro serviço contra 84% de aproveitamento do luxemburguês.
Em uma partida dura e equilibrada do principio ao fim, os detalhes fizeram a diferença. Após um primeiro set sem quebras, o espanhol forçou Muller aos erros no inicio do tiebreak e conquistou vantagem. Na segunda etapa, a quebra ficou nas mãos do luxemburguês já no primeiro game e ele administrou, em uma disputa sem nenhum breakpoint para os dois tenistas.
No terceiro set, equilíbrio até o décimo segundo game, quando Carreño arriscou com forehand de devolução e buscou a paralela, conquistando a quebra de saque.
Cansados, e com sol de 36ºC na cabeça, os tenistas passaram a errar mais no quarto set. Trocaram quebras no oitavo e nono games e a quebra crucial veio para o espanhol novamente no décimo segundo game.