Segue o sonho do 20º título de Grand Slam e o hexacampeonato do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano. Jogando com 34º C em torno das 22h no horário de Melbourne, Roger Federer passou pelo alemão Jan-Lenard Struff e garantiu vaga na terceira fase.
Veja como foi a partida! - Federer pondera sobre jogos no calorão: 'Seria melhor jogar até 3 da manhã ?'
Federer, vice-líder do ranking e atual campeão do evento, precisou de 1h55min para marcar 6/4 6/4 7/6 (7/4) para derrotar o 55º colocado.
Na terceira rodada, no sábado, ele encara o francês Richard Gasquet, 29º favorito e 31º do mundo, que atropelou o qualifier italiano Lorenzo Sonego por 6/2 6/2 6/3. São 18 jogos entre eles e Federer só perdeu duas vezes.
Federer alcança a vitória 1134 na carreira, 89ª em 102 jogadas no primeiro Major da temporada onde tem cinco canecos.
O natural da Basileia encarou um jogo difícil com um rival indo pra cima. Uma quebra nos dois primeiros sets definiram. No terceiro Struff botou a cara na rede, quebrou na segunda chance, teve um 40 a 30 para ampliar para 4/1, mas deu dupla-falta e tomou boa devolução do suíço para ser quebrado. O jogo seguiu saque a saque em seguida, Struff se livrou bem de um 15/40 com bolas vencedoras e no tie-break Roger abriu 4 a 1 com uma miniquebra e sustentou bem no serviço para fechar o encontro.