Desde Wimbledon que o dono de três Grand Slams, Stan Wawrinka, não entrava em quadra. Ele passou por uma cirurgia no segundo semestre e venceu na estreia do Australian Open sobre o lituano Ricardas Berankis.
"É bom estar de volta, ter uma vitória. Foi duro em todos os aspectos do jogo, da energia," disse Stan que ao longo da partida apresentou sua enorme cicatriz da cirurgia. Ele ainda sente dores.
"Sim alguma dor com certeza. Depende como estarei me mexendo como eu me puxo. No geral estou indo na direção correta. Essa é a melhor notícia. Ver o joelho mantendo para que eu possa disputar uma partida com o estresse, estando travado e com hesitação. O joelho não se mexeu por três horas, isso é ótimo".
O tenista se mostrou um pouco frustrado com perguntas direcionadas a reunião dos jogadores com liderança de Novak Djokovic onde questões financeiras do circuito teriam sido discutidas: "Honestamente vocês não vão gostar, mas fiquei seis meses fora do circuito, joguei hoje minha primeira partida, não tenho absolutamente nada a falar sobre questões políticas pois a maneira como estou retornando não tem comparação com o resto".
Stan foi perguntado se seguiria tenistas que após paradas longas diminuíram seus calendários e ele negou.
"O plano é o contrário, se o joelho se manter vou jogar mais porque fiquei fora por seis meses. Primeiro vou vir aqui, ver se eu poderia jogar, ganhei o primeiro jogo, vou focar no torneo, tenho muito trabalho a fazer, preciso de muita paciência pois tenho muto treino e físico para fazer se quiser voltar ao meu nível, mas há muito positivo agora".