O sérvio ex-número 1 do mundo, Novak Djokovic, caiu duas posições no ranking da ATP e alcançou seu pior posto em 10 anos. Campeões na primeira semana Gael Monfils, Gilles Simon e Nick Kyrgios subiram. Lesionados Murray e Nishikori caem.
Djokovic abriu a temporada sendo obrigado a desistir da disputa do ATP 250 de Doha, no Qatar, em virtude de uma lesão no cotovelo, voltou a perder posições, caiu duas e é o 14º do ranking da ATP. Esta é a pior colocação do sérvio no ranking mundial desde 26 de fevereiro de 2007, quando Nole era o 14º do mundo.
Campeão no ATP de Doha, no Qatar, o francês Gael Monfils ganhou sete posições e é 39º da ATP. O vice-campeão do torneio, o russo Andrey Rublev também ganhou sets posições e é o 32º da ATP.
Já o campeão do ATP de Pune, na Índia, o francês Gilles Simon escalou 32 colocações e é o 57º do mundo. Vice na Índia, o sul-africano Kevin Anderson subiu três posições e é o 11º.
Em Brisbane o campeão foi o australiano Nick Kyrgios, que subiu quatro posições e é o 17º. O vice-campeão do torneio australiano, o norte-americano Ryan Harrison subiu três colocações e é o 44º da ATP.
Com lesão no quadril, o escocês Andy Murray não jogou em Brisbane e perdeu outras três posições e é o 19º do mundo. Também se recuperando de lesão, o japonês Kei Nishikori perdeu duas colocações e é o 24ºda ATP.