A ucraniana Elina Svitolina, quarta do ranking da WTA, superou a tcheca ex-número 1 do mundo e atual quarta, Karolina Pliskova em batalha dramática pela semifinal do WTA de Brisbane, na Austrália. Svitolina encara na final a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich.
Segunda principal favorita do torneio e atual campeã, Pliskova foi superada em um duplo 7/5 após 1h40 de partida tendo convertido cinco aces contra seis de Svitolina, que venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 64% de aproveitamento da tenista tcheca.
A partida começou com a atual campeã do torneio sólida, firme no saque e na devolução, Pliskova abriu 4/0 no placar com duas quebras, mas vacilou no quinto game, e viu a ucraniana jogar muito, arrisca paralelas e chamá-la para rede, para devolver as duas quebras e igualar a partida em 4/4. Pressionada, Pliskova acabou cometendo erro crucial para ser quebrada no décimo primeiro game e viu a rival fechar o primeiro set.
No segundo set, mais confiante e ainda mais agressiva, a ucraniana conquistou quebra no terceiro e sétimo games, abriu 5/2 no placar, mas ficou tensa ao sacar pro jogo, tomou a quebra de uma Pliskova arriscando tudo. A tcheca foi ainda mais agressiva, salvou breakpoint que era match-point no nono game, igualou a partida em 5/5, com quebras no oitavo e décimo game, mas foi quebrada na sequência e ao sacar pela terceira vez para a partida, Svitolina não desperdiçou a oportunidade.
Na grande final, Svitolina encara a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 88ª, que surpreendeu a letã Anastasjia Sevastova, 16ª, por 7/6 (3) 6/4.
Svitolina e Sasnovich nunca se enfrentaram no circuito profissional.
.@ElinaSvitolina soaking up the pressure and turning on the style! pic.twitter.com/7lnEC5Ko8h
— WTA (@WTA) 5 de janeiro de 2018