A atualização desta segunda-feira, 27 de novembro, confirmou o top 100 do ranking de simples da ATP sem nenhum brasileiro. Desta forma, o país finaliza a temporada 2017 sem nenhum representante entre os 100 melhores do mundo, o fato não ocorria desde 2013.
No ranking de um ano atrás, atualizado em 28 de novembro de 2018, o Brasil tinha como representantes no top 100 o paulista Thomaz Bellucci ocupando o posto 61º, o cearense Thiago Monteiro, então 82º, e o paulistano Rogerio Dutra Silva, o Rogerinho, como 98º.
Este ano, uma lesão no tendão de Aquiles impediu que Bellucci competisse desde sua queda na primeira rodada do US Open. Desta forma, o canhoto de Tietê descartou muitos pontos e ocupa o posto de 113º da ATP esta semana.
Já Thiago Monteiro sofreu com o baixo rendimento na temporada, descartou pontos importantes e mesmo chegando à semifinal do Challenger do Rio de Janeiro na semana passada, não recuperou ranking e fecha o ano como 124º do mundo.
Rogerinho, por sua vez, também sofreu descartes de pontos importantes, principalmente no segundo semestres e uma semana após deixar o top 100, fazer quartas de final no Challenger do Rio de Janeiro não foi suficiente para somar pontos e recuperar posição. O paulistano finaliza o ano como 102º da ATP.