O número 1 da França e 15 do mundo, Jo-Wilfried Tsonga, empatou o duelo válido pela final da Copa Davis ao superar o belga Steve Darcia, 76° da ATP e número dois de seu país. O confronto acontece em piso rápido coberto em Lille, na França.
O francês entrou em quadra logo após a derrota do compatriota Lucas Pouille para o número 1 belga David Goffin e precisou de 1h48 de partida para fechar o placar em 6/3 6/2 6/1.
Tsonga converteu 12 aces contra um de Darcis, que cometeu 30 erros não-forcados contra 27 do francês, que disparou 20 bolas vencedoras contra 15 do belga.
No primeiro set a partida teve um inicio duro, mas o francês endureceu na devolução conquistou quebra e administrou o placar.
Na segunda parcial, Darcis tentou reagir, venceu mais pontos no game se saque de Tsonga, que quebrou o rival no quarto game e administrando voltou a quebrar o saque do belga o pressionando ainda mais.
Darcis tentou pressionar, mas na terceira etapa teve dificuldades de confirmar seu primeiro game de saque, acabou quebrado no terceiro game e levou o chamado "pneu moral" ao ver Tsonga vencer seis games consecutivos. Em todo o jogo, o francês sequer teve seu game ameacado.
Neste sábado, a torcida em Lille empurrará a dupla formada por Pierre Hugues Herbert e Richard Gasquet contra os belgas Ruben Bemelmans e Joris de Loore.