Ainda não foi desta vez que o título do ATP Finals veio para o Brasil nas duplas. Na tarde deste domingo, Marcelo Melo e Lukasz Kubot foram superados por Henri Kontinen e John Peers na grande final do ATP World Tour Finals.
Em 1h10 de partida, a parceria formada pelo finlandês e pelo australiano levou a melhor com parciais de 6/4 6/2 e conquistaram o bicampeonato no torneio londrino. Kontinen e Peers são a primeira a dupla a vencer o torneio em dois anos seguidos, desde Bob e Mike Bryan em 2003/2004.
Este também é o segundo vice-campeonato de Marcelo Melo neste torneio. O brasileiro havia sido finalista também em 2014, jogando ao lado do croata Ivan Dodig, sendo derrotados pela dupla Bob e Mike Bryan.
A grande forma de Kontinen e Peers já era notável desde o primeiro game partida, quando chegaram a ter break-point. Os dois seguiram pressionando demais os games de saque de Melo e Kubot até que converteram a quebra no 5º game. O finlandês e o australiano precisaram apenas administrar a vantagem até fechar o set em 6/4.
Na segunda parcial, o domínio de Kontinen e Peers foi ainda mais notável, abrindo a parcial com uma quebra de saque. Melo garantiu seus dois dos três games de saque que teve na parcial, mas sem devolver nenhuma das duas quebras sofridas, acabaram derrotados por 6/2.