Dupla número 1 do mundo no ano, o mineiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot se garantiram na grande final do ATP Finals de Londres, na Inglaterra, ao superar a parceria formada pelo neozelandês Michael Venus e o norte-americano Ryan Harrison.
Melo/Kubot precisou de 1h05 para fechar o placar em 6/1 6/4 tendo convertido dois aces contra três de Harrison/Venus, que venceu 57% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 82% de aproveitamento da dupla do mineiro.
A partida começou coma dupla do mineiro muito afiada. Sólidos na recepção de saque e dominando as disputas de bola de maneira agressiva, Melo/Kubot conquistou quebra no segundo e quarto games, abriu 5/0 no placar e administrou a vantagem.
Já na segunda etapa, Harrison/Venus passou a sacar melhor, alongar disputas de pontos em seus games de saque e buscar buracos em quadra para vencer pontos nos games de saque de Melo/Kubot. A tática deu certo, a dupla equilibrou a disputa e chegou a ter três breakpoints no quarto game, no saque do mineiro, que salvou e passou a atuar firme na rede. A atuação do mineiro e a solidez do polonês, deu chances de quebra a dupla do mineiro no quinto e sétimos games e a confirmou no nono e sacou para o jogo.
Esta será a segunda vez do mineiro na final do ATP Finals. Em 2014, quando jogava ao lado do croata Ivan Dodig, Melo foi vice-campeão do torneio ao ser derrotado pelos irmão Bob e Mike Bryan.
A final de 2017 do Finals pode ser 100% brasileira, pois Melo/Kubot aguarda pela dupla que sairá vencedora do duelo entre a dupla do também mineiro Bruno Soares e o escocês Jamie Murray contra a parceria do australiano John Peers e do finlandês Henri Kontinen.