Em entrevista ao programa El Larguero da rede de rádios espanhola Cadena SER, o médico de confiança de Rafael Nadal, o ortopedista Dr. Ángel Ruiz Cotorro, declarou que o espanhol trabalha duro para estar recuperado de lesão no joelho e jogar em Londres.
“É normal depois de Paris, ele chegou ali em boas condições, mas depois do primeiro ou segundo jogo, começou a ter dores. Estava preocupado, fizemos uma série de exames e não havia nenhuma gravidade no tendão. Vamos fazer um tratamento para seguir com o trabalho muscular, proteção e reabilitação, para poder chegar em Londres, que é o que ele quer e realmente está motivado", iniciou sua fala na entrevista.
Ao ser perguntado se acredita mesmo que Rafa terá condições de jogar o ATP Finals de Londres, o médico declarou: “Sempre tem que se ser otimista, mas também realista, temos que observar que estamos no fim do ano, depois de uma temporada extraordinária. Agora sofre com pequenas dores dentro de uma patologia que já conhecemos, no tendão que já teve problemas em outras ocasiões. tentaremos fazer o possível para que possa estar em boas condições, porque ele quer ir, [pois] é o único torneio que lhe falta".
Ainda de acordo com o médico, as dores no joelho de Nadal nada mais são que fruto da grande carga de partidas que jogou no decorrer do ano.
Dr. Cotorro ponderou que se as dores diminuírem com a presença de carga, é possível jogar, caso contrário "não vale a pena correr tal risco".