Rafael Nadal confirmou a liderança do ranking até o fim do ano em nova tabela divulgada nesta segunda-feira e ficará pelo menos até o fim de janeiro no topo. Ele abriu 1.645 pontos de vantagem para Roger Federer na tabela.
Federer poderá descontar 1500 do ATP World Finals se for campeão invicto e Nadal não jogar ou não vencer nenhuma partida. O espanhol desconta ainda 45 da primeira semana de 2018 em Brisbane e só correria risco no Australian Open isso se ao menos não repetir a final e Federer repetir sua conquista de 2017.
São 153 semanas na frente, 12 seguidas e Rafa ficará bem próximo de John McEnroe que tem 170 no começo da próxima temporada.
A nova tabela teve quedas grandes de Novak Djokovic perdendo cinco posições e aparecendo em 12º e Andy Murray saindo do terceiro para o 16º. Djokovic deixa o top 10 após dez anos e Murray pela primeira vez em três temporadas.
O novo terceiro é o alemão Alexander Zverev seguido por Dominic Thiem, Marin Cilic, Grigor Dimitrov, Stan Wawrinka e os dois últimos classificados para o ATP World Finals, o belga David Goffin e o americano Jack Sock. Pablo Carreno fecha o top 10 com Juan Martin Del Potro em 11º.
O sérvio Filip Krajinovic, que saiu do quali e foi vice em Paris, subiu 44 posições e ocupa o 33º lugar, seu melhor desempenho. Julien Benneteau, semifinalista, saiu do 83º ao 52º.