A desistência do espanhol Rafael Nadal antes da partida de quartas de final do Masters 1000 de Paris-Bercy, na França, em virtude de uma lesão no joelho acendeu uma luz de alerta para os fãs do espanhol, que pode ficar de fora do ATP Finals de Londres.
Vice-campeão do ATP Finals de Londres em duas oportunidades (2010 e 2013), o espanhol Rafael Nadal segue seu caminho em busca de uma das poucas conquistas que não teve na carreira.
Disputando o torneio desde que alçou a elite do esporte em 2006, Nadal esteve ausente em três edições: 2008, 2012 e 2016, todas por problemas de lesão e saúde. Relembre os casos:
- 2008: Em 2008, Nadal desistiu da disputa do ATP Finals por um problema no joelho. Campeão olímpico naquele ano. O espanhol chegou a disputar as quartas de final do Masters 1000 de Paris, onde sentiu o problema na disputa contra o russo Nikolay Davydenko e sequer conseguiu defender a Espanha na grande final da Copa Davis contra a Argentina. Mesmo assim os espanhóis ficaram com o título, jogando em Mar del Plata e contando com grande performance de Fernando Verdasco.
- 2014: Sofrendo com lesão no punho, dores nas costas e se recuperando de uma cirurgia de apendicite, o espanhol desistiu de competir o ATP Finals. Naquele ano, a última partida de Nadal foi uma derrota para o croata Borna Coric, pelas quartas de final do ATP da Basileia, ainda no mês de outubro.
- 2016: Desta vez, o punho voltou a atrapalhar o espanhol, que caiu precocemente na primeira rodada do Masters 1000 de Xangai contra o sérvio Viktor Troicki, na primeira semana de outubro e não conseguiu mais competir no ano.
Este ano, novamente o joelho preocupa. Por enquanto, Rafa, que está garantido até o fim do ano como número 1 do mundo, não cogita desistir da disputa em Londres