A final projetada pelo argentino Juan Martin Del Potro, 19º do ranking, no inicio da semana para o ATP 500 da Basileia, na Suíça, está perto de acontecer. O argentino fez sua parte e superou o croata Marin Cilic, quarto da ATP, e espera por Federer na final.
Cabeça de chave quatro na disputa do torneio, Delpo precisou de 1h38 para superar o segundo favorito por um duplo 6/4 tendo convertido sete aces contra seis do croata, que cometeu seis duplas-faltas contra duas do argentino, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de aproveitamento de Cilic.
A partida começou com Delpo pressionando na devolução e sacando com solidez, ali conquistou a quebra de saque no terceiro game, mas vu Cilic reagir e devolver a quebra no game seguinte. O jogo seguiu, com os dois tenistas firmes no saque, até que Del Potro encontrou uma brecha, conquistou a quebra no nono game, após escolhas equivocadas do croata e sacou para a primeira parcial.
Na segunda etapa, Cilic abriu sendo quebrado, viu Del Potro abrir 2/0 e precisou salvar três breakpoints e lutar para não ser quebrado no terceiro game. A disputa seguiu dura, e Cilic devolveu a quebra no sexto game, mas voltou a ser quebrado no game seguinte e viu o argentino administrar alongando os pontos.
Garantido na final do torneio, sua segunda consecutiva já que vem de título no ATP de Estocolmo, Del Potro aguarda pelo vencedor do encontro entre o suíço Roger Federer e o belga David Goffin.