A parceria formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo polonês Lukas Kubot está em sua quinta semifinal de torneio Masters 1000 após superar a dupla e latinos formada pelo mexicano Santiago González e o chileno Julio Peralta no Masters de Xangai.
Melo/Kubot precisou de 1h25 para fechar o placar em 7/6 (!) 6/4 tendo convertido um ace contra dois de Gonzalez/Peralta, que venceu 76% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento da parceria do mineiro.
Em uma disputa dura desde o primeiro game, Melo/Kubot trocou quebras com Gonzalez/Peralta entre o terceiro e quarto game e mantiveram-se sólidos no saque, sem ameaçar os rivais até que o primeiro chegasse no tiebreak. Ali, a dupla do brasileiro confirmou seus primeiros pontos, após os rivais abrirem o tiebreak confirmando o ponto de saque, e seguiu firme, vencendo sete pontos em sequência, com três mini-quebras e dominando a disputa.
Na segunda etapa o jogo seguiu duro, Melo/Kubot salvou dois breakpoints no terceiro game e um no sétimo e foram sólidos conquistando a quebra no décimo game, quando conseguiram pressionar o saque dos adversários.
Na semifinal, a dupla encara os atuais campeões do US Open, na dupla do holandês Jean Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, que superou o croata Mate Pavic e o austríaco Olivier Marach por 7/6 (6) 6/4.
Esta será a quinta semifinal de torneio do Masters 1000 jogada por Melo/Kubot, que foi campeã em Miami e Madri, vice-campeã em Indian Wells e ficou pela semifinal em Cincinnati.