Principal favorita na chave do WTA de Hong Kong, na China, a ucraniana Elina Svitolina, quarta do ranking da WTA, teve uma parada difícil na estreia do torneio contra a cazaque Zarina Diyas, 62ª. Quem também venceu foi a cabeça dois, Venus Williams.
Svitolina precisou de 1h45 para fechar o placar em 6/4 7/6 (2) tendo convertido quatro aces contra cinco de Diyas, que venceu 53% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 77% de aproveitamento da ucraniana.
Diyas começou afiada a partida, conquistou quebra no segundo game, abriu 3/0, mas levou a virada vendo a ucraniana sólida vencer cinco games em sequência devolvendo a quebra no quinto game e conquistando a vantagem com break no sétimo game e administrou.
Na segunda etapa, o jogo endureceu, mas Svitolina conquistou a quebra no quinto game, abriu vantagem e viu a rival devolver a quebra quando ele sacava para o jogo no décimo game. Nos games consecutivos as tenistas trocaram quebras e forçaram o tiebreak.
Ali, Svitolina dominou e se garantiu na segunda rodada da competição onde encara a norte-americana Nicole Gibbs.
Cabeça de chave dois, a ex-númeor 1 do mundo Venus Williams, atual quinta, precisou de 1h15 para superar na estreia em Hong Kong a japonesa Riza Ozaki, 95ª,por um duplo 6/2.
Na segunda rodada do torneio, a ex-número 1 encara a jovem japonesa Naomi Osaka.
Cabeça de chave quatro, a polonesa Agnieszka Radwanska, 18ª da WTA, precisou de 1h12 de partida para superar a local Ling Zhang, convidada da organização, por 6/1 6/2.
Na segunda rodada, Radwanska encara a australiana Samantha Stosur. Neste duelo entre ex-top 10, a vantagem é da australiana que venceu dois dos três encontros contra a polonesa.