A vitória da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares não foi suficiente e o Brasil acabou derrotado por 3 a 1 pelo Japão na repescagem para o Grupo Mundial em duelo realizado em Osaka após Thiago Monteiro perder o quarto jogo do confronto.
Leia Mais:
Brasil terá Zonal difícil com dois confrontos para 2018
O atleta da Tennis Route, 114º colocado, caiu por 3 sets a 0 diante do número 1 japonês no confronto, Yuchi Sugita, 42º colocado, com parciais de 6/3 6/2 6/3 após 1h55min de duração.
Com a derrota sacramentada, o Brasil mais uma vez bate na trave nos Playoffs e voltará a jogar o Zonal Americano I que terá sete países com a inclusão da atual campeã, a Argentina, e deve precisar jogar duas rodadas para voltar a disputar a repescagem para buscar vaga na elite do tênis algo que não acontece desde 2015.
O confronto terminou nesta segunda-feira após dois adiamentos seguidos por chuva no sábado e alerta vermelho de tufão e toque de recolher decretado pelo governo no domingo.
O jogo
Monteiro largou bem, abriu 3/1, teve 40/15 no saque, mas errou seguidamente, deu dupla-falta permitiu a virad e com outra dupla-falta foi quebrado. Sugita fechou por 6/3 e conseguiu mais duas quebras com vários erros do brasileiro e bons ataques, marcando 4/0 após salvar dois breaks. O cearense melhorou um pouquinho, cnfirmou seus serviços, salvou três set-points e teve uma boa chance para quebra, mas jogou forehand na rede e o asiático fechou por 6/2 em set com 16 erros do brasileiro.
Monteiro aproveitou-se de erros de Yuchi,voltou a abrir 3/1 com o saque, mas o forehand falhou e o asiático virou para 4/3 e caminhou rumo ao triunfo por 6/3.