Jogando pela primeira vez na quadra central de Roland Garros, o brasileiro Thiago Monteiro não resistiu ao ritmo e volume de jogo do francês Gael Monfils e acabou eliminado na segunda rodada do torneio pelo placar de 6/1 6/4 6/1.
Garantido na 3ª rodada, o francês terá pela frente o vencedor do duelo entre Richard Gasquet e Victor Estrella Burgos.
Monteiro não demonstrou resistência desde o início da partida, sofrendo a quebra já no terceiro game. O brasileiro voltou a ser quebrado no sexto game e em seguida Monfils sacou para fechar o primeiro set em 6/1.
No segundo set a quebra veio ainda mais cedo, já no primeiro game. Monteiro demonstrou alguma reação, devolvendo a quebra no quarto game, mas acabou quebrado novamente no game seguinte. O brasileiro ainda voltou a quebrar o saque de Monfils quando ele sacou para fechar a primeira vez, mas não conseguiu evitar a confirmação do serviço no décimo game, dando a vitória por 6/4 para o francês
Exatamente como no segundo, a quebra no terceiro set veio no game inicial. Convertendo duas quebras seguidas, Monfils rapidamente abriu 4/0 no placar. Monteiro então confirmou seu único game no terceiro set e sofreu uma nova quebra, que selaria a parcial por 6/1, encerrando a partida.