A britânica Johanna Konta, sexta do ranking mundial, venceu com direito a pneu sua estreia na chave do WTA Premier Mandatory de Madri, onde entrou de bye na primeira rodada e derrotou na segunda rodada a cazaque Yulia Putintseva, 29ª, e agura aguarda por Venus Williams.
Konta precisou de 1h49 para fechar a partida em 6/3 6/0 tendo convertido seis aces contra um da cazaque, que venceu 48% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento da britânica.
Em uma partida dura, com games longos e de várias igualdades, Konta conseguiu a quebra no quinto game, seguiu lutando e disputou o game mais longo no jogo no sexto do primeiro set, onde disputou seis igualdades, salvou um breakpoint em 12 minutos e seguiu para conquistar nova quebra no nono game, após 10 minutos de luta.
O primeiro set foi fechado em 1h04, enquanto o segundo foi um pneu duríssimo em 45 minutos de disputa.
Nas oitavas de final da competição Konta aguarda pela vencedora da partida entre a norte-americana ex-número um do mundo Venus Williams e a ucraniana Lesia Tsurenko.
Desafio a Kerber
Em partida válida pela primeira rodada do torneio italiano, o duelo entre tenistas vinda do quali, melhor para a eslovena Anett Kontaveit, 68ª do ranking da WTA, diante da alemã Andrea Petkovic, 78ª. Kontaveit levou a melhor em 6/3 6/4 e encara a líder do ranking feminino e principal favorita em Roma, a também alemã Angelique Kerber.
Este será o primeiro encontro entre as tenistas no circuito profissional.