Chegou ao fim a carreira da maior tenista da história da Estônia, a ex-top 2 e atual 81 da WTA, Anett Kontaveit, que acabou superada pela tcheca Marie Bouzkova, 33ª, na segunda rodada de Wimbledon. A despedida emocionada foi em seu torneio favorito.
Sofrendo com dores crônicas na região lombar, Kontaveit escolheu a grama sagrada de Wimbledon para se despedir do esporte e 1 hora e 6 minutos de partida acabou superada por Bouzkova com placar de 6/1 6/2.
Conhecida como uma das mais simpáticas tenistas do circuito profissional, a estoniana de 27 anos é a maior tenista da história de seu país entre homens e mulheres. Para além de ter sido vice líder do ranking mundial, feito alcançado em junho de 2022, Kontaveit somou 6 títulos em nível WTA em simples [São Petersburg em 2022; Cleveland, Ostrava, Moscou e Cluj-Napoca todos em 2021 e 's-Hertogenbosch em 2017] foi a única tenista de seu país a disputar o WTA Finals, onde foi vice campeã em 2021.
Amiga desde o juvenil de nomes como Ons Jabeur, Maria Sakkari e Daria Kasatkina, Kontaveit deixa muitos amigos no tênis profissional. Ao site da WTA, ela contou que ficou muito orgulhosa de si mesma ao receber muitas bonitas mensagens das companheiras e adversárias de circuito, e demais profissionais.
“Todo mundo foi muito legal e disseram algumas palavras muito legais e gentis, me desejando sorte para os próximos capítulos. Tem sido muito reconfortante e eu aprecio que todos eles sejam tão gentis e solidários sobre isso”, pontuou a ex-tenista de 27 anos.
Kontaveit é estudante de psicologia da universidade de Indiana, e focará em seus estudos nos próximos anos. A, agora, ex-tenista não sabe se irá seguir trabalhando no circuito, mas deseja ajudar o tênis juvenil de seu país.
Questionada sobre o que foi o tênis para ela, a estoniana pontuou: “Tem sido uma das coisas mais difíceis que já fiz e uma das coisas mais gratificantes que já fiz. Tem sido a minha vida. (O tênis) me ensinou muitas coisas e estou muito, muito grata por ter conseguido fazer isso”.