Vindo de semifinal no Masters de Madri, o uruguaio Pablo Cuevas, 23º do ranking da ATP, venceu com tranquilidade na estreia do Masters de Roma o qualifier francês Adrian Mannarino, 47º, e encara na segunda rodada seu algoz na Espanha, o austríaco Dominic Thiem.
Cuevas precisou de 1h48 para superar Mannarino por 6/4 7/6 (2) tendo convertido cinco aces contra dois do francês, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 73% de aproveitamento do uruguaio.
O jogo começou com Mannarino confirmando de zero e Cuevas tendo dificuldades, mas já no terceiro game o uruguaio pressionou com backhand conquistou a quebra de saque e precisou lutar no game seguinte, salvou três breakpoints e disputou seis igualdades para confirmar saque e abrir 3/1 no placar. No sétimo game, Cuevas foi sólido na devolução, conquistou nova quebra, abriu 5/2, mas sacando pela primeira vez para o set vacilou, foi quebrado em erro bobo e precisou voltar a sacar para o set no décimo game.
Na segunda etapa, o jogo se equilibrou mais, com os dois tenistas firmes no saque. Cuevas perdeu um breakpoint no quinto game e precisou salvar três breakpoints, que também eram setpoints no décimo game, confirmou e levou a disputa sem quebras para o tiebreak, onde errou menos e levou a melhor.
Na segunda rodada da competição, Cuevas vai reeditar a semifinal em Madri contra Dominic Thiem, cabeça de chave oito, que estreou de bye em Roma. Os dois tenistas já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, cada um venceu uma, tendo o austríaco levado a melhor no último sábado.