De virada, foi assim a estreia do veterano Tommy Haas, 455º do ranking da ATP, na disputa do ATP 250 de Munique, na Alemanha. Aos 39 anos, Haas disputa sua última temporada e venceu de maneira heroica sobre o ucraniano Sergiy Stakhovsky, 96º.
Em sua 12ª participação na competição, Haas precisou de 1h34 para fehcar a partida em 1/6 6/3 6/4 tendo disparado quatro aces contra dois do ucraniano, que venceu 69% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 80% de aproveitamento do alemão.
Em um inicio de ogo fulminante de Stakhovsky, Haas acabou quebrado no segundo game, viu o rival abrir 3/0 no placar e seguir arriscando bolas curtas na rede e devoluções fundas para conquistar nova quebra no sexto game e sacar para a parcial.
No set seguinte, Haas equiparou a disputa, perdeu breakpoint no segundo game e converteu em seu segundo breakpoint na partida, disputado no oitavado game.
Stakhovsky abriu o terceiro set salvando três breakpoints, não pressionou o alemão e foi quebrado de zero no sétimo game. Haas seguiu sólido e forçou o ucraniano a salvar dois match-points no nono game e forçá-lo a sacar e fechar a partida.
Campeão da edição 2012 em Munique e vice em 2000, Haas encara na segunda rodada o compatriota Jan-Lennard Struff, que venceu o duelo contra o convidado da organização Daniel Mansur.
Os alemães nunca se enfrentaram no circuito mundial.