Em sua estreia na gira sul-americana no saibro e em Buenos Aires, na Argentina, o japonês Kei Nishikori, quinto do mundo, tomou um susto do baixinho local Diego Schwartzman, 50º do mundo, mas virou e garantiu vaga nas quartas de final do ATP 250.
Nishikori derrotou o rival por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 6/2 6/2 após 2h04min de duração em estádio cheio para quatro mil pessoas no Buenos Aires Lawn Tennis Club.
O asiático medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e vice do US Open de 2014 vencia por 3/1 e tinha 30 a 0 quando viu o baixinho argentino virar, quebrar duas vezes e vencer de forma surpreendente o set inicial.
A partir da segunda etapa o Samurai controlou as ações, quebrou duas vezes e abriu 5/1 no terceiro chegando a pedir atendimento para dores na perna esquerda. Kei sofreu para confirmar o último game tendo que salvar break-points.
Após a saga em solo portenho, Nishikori disputará o Rio Open, na capital carioca. Seu rival nas quartas de final na Argentina será o português João Sousa, 41º, que passou pelo argentino Federico Delbonis por 7/5 6/3.