X

Campeões Regionais se garantem no Rendes-Vous à Roland Garros

Quarta, 08 de fevereiro 2017 às 20:42:35 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O Rendez-Vous à Roland-Garros conheceu na última semana os tenistas classificados dos cinco Circuitos Regionais disputados durante o mês de janeiro. A terceira edição do Rendez-Vous à Roland-Garros acontece entre o dias 8 e 12 de março no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis, cidade-natal de Gustavo Kuerten, justamente no ano em que ele comemora os 20 anos da primeira conquista em Paris.



 

As inscrições já estão abertas com valor de R$ 140 e se encerram no de 6 de março, lembrando que a prioridade de entrada é dos cinco campeões dos circuitos regionais, além dos dez melhores colocados pelo ranking mundial juvenil ITF entre aqueles que efetuarem a inscrição. Para se inscrever, acesse a página do torneio. 

 

Os vencedores das chaves masculina e feminina do Rendez-Vous à Roland-Garros vão a Paris com despesas pagas para enfrentar os campeões de China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão por vaga na chave principal do torneio juvenil de Roland Garros. Nas duas edições em que o Brasil esteve presente os vecedores foram os brasileiros Gabriel Décamps, em 2015, e Rafael Wagner, em 2016.

 

Neste ano foi criado, pela primeira vez, para a classificação o “Road to Rendez-Vous à Roland-Garros”, com os rankings do Circuito Centro-Oeste, Circuito Paulista, Circuito Rota do Sul, Circuito Sudeste e Circuito Sul-Brasileiro.

 

A disputa foi equilibrada e tenistas de vários estados participaram em busca da liderança no ranking da categoria 18 anos, sendo que no Centro-Oeste e Rota do Sol, a classificação feminina se deu pelo ranking de 16 anos. Os rankings contaram apenas os resultados de simples de cada torneio e no Sudeste foi usada a pontuação de duplas para desempate.

 

No Centro-Oeste se classificaram dois tenistas brasilienses. No masculino, Paulo Santos levou a melhor com 30 pontos de vantagem sobre o também Nino Portugal. No feminino a disputa foi ainda mais equilibrada, com Bruna Sampaio tendo apenas um ponto a mais que Luiza Fullana.

 

Paulo Santos comemorou que pela primeira vez tem a oportunidade de disputar o torneio a partir do resultado obtido no circuito de sua região. “Foi bem legal jogar o Circuito Centro-Oeste para tentar a vaga no Rendez-Vous à Roland-Garros. Fui feliz e ganhei os três torneios que participei, consegui terminar na frente dos outros adversários. Agora é ir lá e tentar uma vaga para Roland Garros. Vai ser bem legal porque tem bons jogadores, os melhores do Brasil estarão lá, vai ser uma boa experiência”, declarou o brasiliense.

 

Pedro Cordeiro e Ana Paula Melilo terminaram as quatro etapas do Circuito Paulista como os líderes de seus respectivos rankings e também garantiram a vaga em Florianópolis. Cordeiro teve ampla vantagem, com 280 pontos contra 155 do catarinense Antonio Pruner Neto, enquanto Melilo superou Carolina Porto com 160 a 146.

 

“Tive bons resultados e esse era o objetivo, ir bem e conseguir a vaga do Circuito Paulista para o Rendez-Vous à Roland-Garros, que é um torneio muito importante, em que você tem a chance de jogar com os melhores do país e o melhor tem a oportunidade de disputar uma vaga lá na França por Roland Garros”, afirmou Pedro Cordeiro.

 

“Usei isso como uma garantia porque eu não sabia se conseguiria entrar pelo ranking e queria garantir de algum jeito. É um torneio que eu tentei jogar ano passado e não consegui por não ter pontos. Fiquei olhando e acabei ficando só na vontade de jogar. Esse ano vou poder jogar e estou esperançosa”, completou Ana Paula Melilo. 

 

Dois tenistas de São Paulo acabaram superando atletas locais no Circuito Rota do Sol, com Alberto Mello fechando em 280 pontos, 30 a mais que o pernambucano Luiz Felipe Maia, enquanto Maria Paula Barrento teve 185 contra 145 da paraibana Laura Souza.

 

O carioca Rodrigo Rattes e o paulista Luca Cirenza disputaram ponto a ponto a classificação no Circuito Sudeste, com o carioca vencendo apenas no desempate que foi a pontuação de duplas, com 0,2 ponto. A carioca Isabela Mercante também se classificou ao superar com 160 pontos as também cariocas Vivian Amaro e Tayná Mendes, ambas com 105.

 

A última disputa a ser finalizada foi no Circuito Sul-Brasileiro, o maior em número de etapas, com o total de seis disputadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Os vencedores foram dois paranaenses, sendo que no feminino Kathleen Percegona levou a melhor somando 305 pontos contra 120 da gaúcha Laura Wayerbacher. No masculino, Victor Castro teve 225 pontos contra 196 do também paranaense Lucas Lima.

 

Para Percegona esta será a terceira oportunidade de disputar a competição. Ela esteve presente nas duas edições anteriores, realizadas em São Paulo. “Escolhi participar do Circuito Sul para me classificar para o Rendez-Vous à Roland-Garros porque eu não estava jogando os ITFs, e acabei classificando. Era o meu objetivo e, graças a Deus, consegui alcançar. É um torneio muito bom, muito legal participar dele, tem uma estrutura muito boa e estou muito feliz de estar participando de novo”, concluiu a paranaense.

 

 

O Rendez-Vous à Roland-Garros no Brasil é uma realização da parceria entre a Federação Francesa de Tênis (FFT) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
 

banner
banner