A tcheca Lucie Safarova, ex-top 7 e atual 61ª do ranking da WTA, protagonizou uma vitória épica na primeira rodada do Australian Open ao salvar nove match-points durante a disputa do segundo set diante da belga Yanina Wickmayer, 60ª, e aguarda por Serena Williams.
Vice-campeã em Roland Garros 2015, Safarova teve um complicado ano de 2016 em que iniciou a temporada no top 10 e acabou sofrendo alguns revezes em virtude de uma infecção pulmonar que sofreu e a obrigou ficar longe das quadras.
Após os altos e baixos do ano anterior, a tcheca mostrou que está com muita gana e lutou bravamente por 2h06 para fechar a partida em 3/6 7/6 (7) 6/1 tendo disparado 16 aces contra seis da belga, que cometeu 34 erros não-forçados contra 35 de Safarova, que disparou 41 bolas vencedoras contra 30 de Wickmayer.
Após ser dominada no primeiro set, Safarova lutou muito na segunda etapa, sempre pressionada pelas boas devoluções de Wickmayer. A belga teve cinco match-points no saque da tcheca no décimo segundo game do segundo set, após abrir 40-0 e ainda ter duas vantagens, mas Safarova lutou bravamente, salvou tudo e forçou o tiebreak.
Ali, Wickmayer conquistou uma mini-quebra no inicio da disputa outra no meio e chegou a sacar com ponto do jogo, mas viu a tcheca trabalhar taticamente e salvar outros quatro match-points para fechar o tiebreak e entrar cheia de moral no terceiro set, que dominou do inicio ao fim.
Safarova aguarda pela vencedora da partida entre Serena Williams e Belinda Bencic. Caso Serena avance, as duas tenistas vão repetir a final de Roland Garros 2015, o melhor resultado de Safarova em um Grand Slam na chave simples.
Lucie Safarova é dona do título de duplas em Melbourne 2015.