Foram necessários três sets e 2h39 de partida para que o austríaco Dominic Thiem garantisse sua vaga nas quartas de final do ATP de Sydney, na Austrália, ao vencer o português Gastão Elias. O duelo teve parciais de 6/7(5) 6/3 7/5.
Thiem agora terá pela frente o britânico Daniel Evans, que vem de vitória sobre o espanhol Marcel Granollers por 1/6 6/3 6/3.
Principal cabeça de chave do torneio, Thiem era franco favorito a passar tranquilamente pelo tenista vindo do qualy. No entanto, o português se segurou bem no primeiro set, salvou o único break-point que enfrentou, forçou o tie-break e levou a melhor por 7-5 no detalhe e mesmo tendo vencido quatro pontos a menos na parcial, 35 contra 39 de Thiem.
Um set abaixo, o austríaco buscou jogo. Sofreu uma quebra no segundo set, devolveu em seguida e conquistou uma segunda ainda para liquidar a partida, de um total de quatro que teve à disposição. Thiem também salvou dois dos três break-points que enfrentou. Vencendo 37 dos 69 pontos, o austríaco faturou o segundo set por 6/3 e empatou o jogo.
O set de desempate foi de longe o com mais chances para ambos. Thiem sofreu duas quebras em três chances e Elias sofreu três quebras em quatro chances. A diferença veio com a boa forma do austríaco nos games de saque do adversário, vencendo 23 dos 55 pontos no serviço do português e faturando o set em 7/5.