A 32ª edição do Bahia Juniors Cup terminou com sucesso no último sábado no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), celebrando o centenário do Clube que é o berço do tênis baiano.
O torneio reuniu onze países, 230 atletas e foi o maior evento de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre. A competição rendeu os melhores rankings das carreiras para os finalistas e prevê crescimento para a próxima temporada.
Thiago Wild, que começou o evento como o 149ª do mundo e levantou o troféu, apareceu em novo ranking divulgado nesta terça-feira como o 118º em um salto de 31 posições e com seu melhor desempenho da carreira. Ele foi o campeão do torneio batendo o argentino Sebastian Baez que subiu 23 postos indo ao 93º e também obtendo o melhor ranking. Vice-campeã no feminino, Vitória Okuyama subiu 34 ao 153º lugar. Matheus Pucinelli, semifinalista, deu salto de 43 colocações indo ao 220º e Mateus Alves, outro semifinalista, ganhou 24 se aproximando do top 300.
A competição irá para sua 33ª edição em 2017 prometendo dar um salto ainda maior de qualidade segundo o diretor do evento, Duda Catharino, tenista que jogou o Bahia Juniors Cup que antigamente era chamado de Copa Econômico e que por poucou não bateu Gustavo Kuerten na final dos 16 anos em 1992: "Foi um grande torneio, crescemos no número de inscritos, tivemos a categoria Kid´s até 11 anos dando oportunidades pra criançada e tivemos uma competição onde tudo funcionou. A mídia abraçou o evento nesta temporada. Nos solidificamos nesse segundo ano seguido no Clube Bahiano de Tênis, berço do tênis na Bahia, algo que nos deixa muito feliz. O torneio é cada vez mais elogiado por tenistas e técnicos, este ano nos tornamos o maior do Brasil no semestre e nossa meta é crescer ainda mais para a próxima temporada buscando aumentar a pontuação para um Grau 2 e quem sabe mais. Vamos lutar por isso para 2017", afirmou Duda.
O 32º Bahia Juniors Cup teve edição comemorativa dos 100 anos do Clube Bahiano de Tênis e é um revelador de talentos. Disputado desde 1985, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.
Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.
O Bahia Juniors Cup contou com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb- Superintensd e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade, Águas Meleva e Cassi Turismo. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat.