Após ficar cinco anos longe do WTA Finals - torneio que reúne as oito melhores do ano -, a russa Svetlana Kuznetsova, nona do ranking mundial, venceu na estreia e de maneira contundente batendo a atual campeã, a polonesa Agnieszka Radwanska, terceira da WTA.
A russa, que disputou o torneio em cinco oportunidade entre 2004 e 2009 e vinha com retrospecto negativo em 12 derrotas e três vitórias apenas em todo seu histórico no torneio, precisou de 2h48 para superar a polonesa em 7/5 1/6 7/5 tendo convertido três aces contra cinco da polonesa, que cometeu 32 erros não-forçados contra 50 da russa, que disparou 34 bolas vencedoras contra 29 de Radwanska.
O jogo foi épico, com as duas tenistas buscando o resultado o tempo todo. No primeiro set, após trocarem quebras no meio da parcial, a russa conquistou quebra crucial no décimo segundo game fechando a etapa.
Na parcial seguinte, a polonesa foi mais sólida, viu a russa errar muito, ser quebrada em três oportunidades, tendo tentado a reação conquistando uma quebra, vencendo seu único game ali.
Kuznetsova seguiu na partida, confirmando seus games com dificuldade e cometendo erros. irritada elegeu um culpado, seu cabelo, que foi cortado por ela em quadra (confira vídeo abaixo). A russa, uma quebra atrás viu a polonesa sacar para a partida com 5/4, não ter match-point e ser quebrada. Dali, Kuznetsova manteve-se agressiva e fechou a partida com quebra no décimo segundo game.
Well, @SvetlanaK27 with something you don't see everyday. A self haircut while playing tennis ✂️ #WTAFinals pic.twitter.com/j9CwFn7MJ2
— WTA (@WTA) 24 de outubro de 2016