Brasil x Argentina será a decisão do 32ª edição do Bahia Juniors Cup neste sábado a partir das 12h30 com entrada gratuita no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA). A final feminina será disputada a partir das 10h entre duas brasileiras.
O torneio é o maior de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre. A competição é a terceira maior do Brasil na temporada e conta com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
Em batalha desgastante de quase três horas, Thiago Wild, segundo favorito e 149º do ranking, derrotou Matheus Pucinelli, quarto pré-classificado, por 4/6 6/2 6/4 na primeira semifinal e vai buscar seu primeiro título do circuito mundial ITF na carreira: "Jogo muito pesado, Matheus jogou muito bem, soube administrar os pontos que tinha que ganhar, sem quebrar o ritmo,achou a maneira de jogar comigo, mas reverti a situação. Eu atuei meio errado, querendo bater cada bola mais forte que a outra, acabar o ponto mais rápido possível que é como venho jogando na semana, mas consegui mudar minha maneira pra virar", disse o tenista que tem título com 14 anos no torneio com final em Roland Garros em 2014 na categoria 14 anos e soma ainda o quarto lugar no Mundial da mesma categoria naquele ano. Wild vai enfrentar o argentino Sebastian Baez, 110º e principal favorito ao título: "Vai ser uma dura final, perdi dele no Sul-Americano este ano (categoria 16 anos no Rio de Janeiro), foi no saibro, aqui é piso duro, condições bem diferentes. Agora vou descansar pois tive uma batalha, me alimentar bem pra chegar bem".
Baez, terceiro lugar na Copa Davis juvenil no mês passado em Budapeste, na Hungria, com seu país, marcou 6/3 6/4 sobre João Lucas Reis, pernambucano e terceiro favorito: "A chave foi ser bastante sólido no fundo de quadra e atacar quando tinha de atacar, jogar com mais inteligência que a força, terei um duro rival, bastante parecido de hoje, vamos com muita fé em busca do título", apontou o argentino que destacou as possíveis diferenças que pode ter para a final deste sábado em relaçãoao único encontro entre os dois: "No saibro a bola fica mais lenta, aqui no piso duro é mais veloz, creio que serve um pouco mais pra ele, tenho que variar alturas e velocidades, mas será um jogo duro".
Final feminina brasileira larga a partir das 10h - A final feminina acontece a partir das 10h no Clube Bahiano de Tênis com Thaísa Pedretti, 60ª colocada, buscando o bicampeonato diante da também brasileira Vitória Okuyama, 187ª. Pedretti, que marcou 7/5 6/3 sobre a argentina Paula Baranaño, busca seu terceiro troféu consecutivo após conquistas no Uruguai e em Florianópolis (SC) e Okuyama jogasua quinta final buscanado a terceira conquista na carreira. Okuyama passou pela brasileira Lara Ísis por 6/3 6/1 e tenta seu maior título na carreira.
Gustavo Schwebel tenta manter tradição de títulos para baianos no Bahia Juniors Cup - baiano Gustavo Schwebel, apelidado de "Mini-Federer" em Salvador (BA), garantiu vaga na decisão da categoria 14 anos ao derrotar Aécio Maranhão por 7/5 6/3 e vai tentar manter a tradição de títulos baianos no torneio nos últimos anos que teve Silas Cerqueira vencendo em 2013 na categoria principal, com Natan Rodrigues nos 12 anos em 2014 e 14 em 2015 e Maria Menezes em 2015 na categoria 14.
Schwebel vai encarar pelo título Joaquim Almeida que bateu Gabriel Generoso por 6/7 (7/4) 6/3 6/3. A decisão ocorre a partir das 11h30.
São 230 tenistas de onze países disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.
Resultados desta Quarta-Feira da Categoria Principal (18 anos ITF):
Masculino
(2) Thiago Wild (BRA) 2x1 (4) Matheus Pucinelli (BRA) 4/6 6/2 6/4
(1) Sebastian Baez (ARG) 2x0 (3) João Lucas Reis (BRA) 6/3 6/4
Feminino
Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 (3) Paula Baranaño (ARG) 7/5 6/3
(4) Vitoria Okuyama (BRA) 2x0 Lara Isis (BRA) 6/3 6/1
Programação deste Sábado:
Quadra 1
10h - (1) Thaísa Pedretti (BRA) x (4) Vitória Okuyama (BRA) - Final feminina
12h30 - (2) Thiago Wild (BRA) x (1) Sebastian Baez (ARG) - Final masculina
Final dos 14 anos masculino a partir das 11h30 e demais finais de 12 anos e Kid´s a partir das 9h
O 32º Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos do Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.
Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.
Mais informações, programações, chaves e fotos no site do torneio http://www.bahiajuniorscup. com.br . Mais Fotos em alta resolução solicitar por email ou pelos contatos abaixo.
Serviço:
Onde: Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 - Graça - Salvador (BA)
Entrada Gratuita
Finais da categoria principal a partir das 10h e 12h30 neste Sábado
O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb- Superintensd e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade, Águas Meleva e Cassi Turismo. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat.