O brasileiro Thiago Monteiro, 88o no ranking da ATP e atleta da Tennis Route, no Rio de janeiro, passou, nesta terça-feira pela estreia do Challenger de Santiago, jogado em quadras de saibro.
Ele bateu o argentino Juan Ignacio Londero, 316o, por 7/5 e 7/6(7), em 1h56.
Na próxima rodada, o segundo favorito enfrentará o argentino Juan Pablo Paz, 337o, que bateu o também hermano e homônimo Juan Pablo Ficovich, 695o, por 6/1 e 6/3.
No primeiro set, os dois jogadores foram muito consistentes em seus games de saque. Sem ceder chances, o cearense aproveitou a única oportunidade que teve, justamente na parte decisiva do set.
O segundo set foi o oposto, com ambos os tenistas criando break points; Thiago cedeu três, enquanto Londero batalhou sete vezes contra a parede. Com uma quebra para cada lado, a decisão foi para o tiebreak, que manteve a tona da parcial e, duríssimo, foi ganho por Monteiro com 9/7, sacramentando a difícil vitória na primeira rodada.
Rogério Dutra Silva, 107º, derrotou o argentino Andrea Collarini por 7/6 (7/5) 3/6 6/2 e vai enfrentar o local Maximiliano Estevez , 317º.
Lucky-loser, João Pedro Sorgi, 520º, passou pelo chileno Nicolas Jarry por 7/6 (7/5) 6/3 e desafia o máximo favorito, o argentino Horacio Zeballos, 72º, na quinta-feira.