Foi tranquilo o retorno às quadras do número um do mundo, Novak Djokovic, após três semanas de pausa para se recuperar de um problema no pé - extraiu a unha o dedão do pé direito - e uma lesão no cotovelo.
Djokovic encarou na estreia o italiano Fabio Fognini, 49º do mundo, que não apresentou muitas resistências e após 1h15 de partida acabou derrotado em um duplo 6/3 tendo convertido quatro aces contra nenhum do italiano, que cometeu 30 erros não-forçados contra 17 do sérvio, que disparou 19 bolas vencedoras contra 14 de Fognini.
Em um primeiro set muito tranquilo. Djokovic abriu com quebra no segundo game, fez 3/0 no placar e foi administrando. Fognini chegou a pressionar no sétimo game, fez o sérvio salvar dois breakpoints, mas ficou nisso.
Na segunda parcial, Djokovic manteve o ritmo, abriu com quebra, mas como já vinha pressionado pelo italiano, teve a quebra devolvida na sequência e viu Fognini tomar a dianteira do placar. Fognini seguiu assim até o sétimo game, onde cometeu erros bobos, foi quebrado e não venceu mais games, vendo Nole conquistar quebra de zero no nono game para fechar a partida.
Atual campeão do Masters de Xangai e dono de um total de três títulos do torneio, Djokovic aguarda pelo vencedor da partida entre o canadense Vasek Pospisil e o búlgaro Grigor Dimitrov.