Thiago Monteiro, número 99 do mundo e atleta da Tennis Route, do Rio de Janeiro, celebrou a semana apesar do vice-campeonato no torneio challenger de Santos (SP) caindo na final diante do argentino Renzo Olivo por 6/4 7/6 (7/5). Ele terá seu melhor ranking com o 87º posto.
Ele deixa Santos com 48 pontos a mais e US$ 3.390 de premiação: "Foi uma excelente semana. Consegui jogar bem, fui evoluindo a cada dia. Esta final foi mérito total do Olivo. Hoje foi um dia bem longo, dois jogos no mesmo dia para nós dois. Acabou sendo decidido por detalhes. Senti um pouco fisicamente e ele conseguiu ser mais agressivo e conquistou a vitória merecidamente, mas fico feliz de poder fazer minha primeira final no Brasil e poder jogar com o apoio da torcida, que foi fantástico", comentou Monteiro.
Devido à chuva que caiu em Santos durante todo o final de semana, as semifinais e a final tiveram que ser disputadas no domingo, em quadras cobertas. Monteiro passou por Máximo González, campeão em Santos em 2014, por 7/6(7) e 7/5 na semifinal. No mesmo horário, Olivo superava o compatriota Agustin Velotti por 6/4, 5/7 e 6/1.
Pouco mais de três horas após o término das semifinais, Monteiro e Olivo retornaram para a quadra. Houve três quebras de saque no primeiro game, a última delas a favor do argentino, que fechou a parcial por 6/4. Após o terceiro game do segundo set, o cearense recebeu atendimento médico na panturrilha da perna esquerda. "Senti um pouco nos outros jogos também, mas não é nada grave. Só pedi para o fisioterapeuta dar uma olhada, porque era o segundo jogo do dia e poderia dar uma agravada", explicou o cearense.
Cometendo poucos erros de fundo de quadra, Olivo quebrou o serviço do brasileiro no 11º game e sacou para o título, mas Monteiro lutou e quebrou de volta para levar a parcial ao tiebreak. O argentino não se abalou, abriu uma boa vantagem no desempate e evitou o terceiro set. Ao converter seu segundo match-point, Olivo se jogou na quadra de felicidade.
"Estou muito contente por ter vencido meu primeiro título, porque já havia perdido três finais. Fiz bons resultados em nível ATP (semifinal no 500 de Hamburgo), mas nunca havia conseguido quebrar esta barreira", comemorou Olivo.
Monteiro terá uma semana de descanso e parte para o challenger de ampinas, também um Challenger com premiação de US$ 40 mil e hospedagem. O cearense será um dos favoritos do torneio, ao lado do dominicano Victor Estrella Burgos, do paulista Rogério Dutra Silva, e dos argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer, o herói da classificação da Argentina para a final da Copa Davis deste ano.