Um inicio forte e apenas isso. Assim foi a estreia do cearense Thiago Monteiro, núero dois do Brasil e 101º do mundo, na Copa Davis diante do 14º do mundo, o belga David Goffin, que venceu o primeiro duelo do confronto por vaga no Grupo Mundial da Copa Davis.
Leia Mais:
Monteiro reconhece superioridade de top 15 Goffin e destaca aprendizado
Goffin precisou de 1h38 para fechar o placar com tranquilidade em 6/2 6/2 6/0 tendo convertido seis aces contra quatro do brasileiro, que cometeu 20 erros não-forçados contra 17 do belga, que disparou 17 bolas vencedoras contra sete do Cearense.
Com uma tática agressiva no inicio da partida, Monteiro sacou firme seus primeiros games de saque e pressionou o saque de Goffin, conquistando pontos e forçando 30-30 e 40-40. O cearense chegou a perder um breakpoint no quarto game em erro e no seguinte trabalhou com segundo serviço, foi pressionado e quebrado pelo adversário, que seguiu firme e não perdeu mais games fechando set.
Na segunda etapa, Monteiro, que teve muitas dificuldades em pontos de pressão e importância no set anterior por sua tática agressiva mudou, passou a jogar de maneira mais defensiva, alongando pontos, mas a tática não deu muito certo. Com a oscilação do brasileiro, Goffin passou a entrar mais em quadra e a buscar pressioná-lo com variação. A tática belga deu resultado, conquistou a quebra no terceiro game e outra no quinto administrando a vantagem.
No terceiro set, Monteiro voltou a trabalhar com segundo serviço e Goffin abriu com quebra de saque. Seguro e com apoio da torcida, o tenista belga abriu 5/0 com três quebras e sentiu um pouco a pressão de sacar para a partida. Neste momento, Thiago Monteiro chegou a ter outros dois breakpoints, dos três em todo o jogo, mas desperdiçou o primeiro com uam escolha ruim e o segundo em um desafio mal posto. Dali, Goffin forçou na paralela e fechou.