A atualização do ranking da ATP traz como destaque a ascensão do suíço Stan Wawrinka ao posto de número três após conquistar o título do US Open. Além disso, a diminuição da distância entre Djokovic e Murray.
Com o vice-campeonato em Nova York, Novak Djokovic teve descarte de pontos do título em 2015 e viu o escocês Andy Murray diminuir em quase dois mil pontos. Djokovic segue líder absoluto e tem à frente de Murray 4555 pontos.
Vice-campeão do US open em 2015, o suíço Roger Federer vem sofrendo descarte de pontos desde Wimbledon, quando competiu na temporada pela última vez, e com os pontos descontados o suíço perdeu três posições e está em sétimo do ranking.
Chegar à semifinal de um Grand Slam pela segunda vez na carreira, abriu as portas do top 10 novamente para o francês Gael Monfils. O tenista havia figurado pela última vez no top 10 em 07 de jnovembro de 2011, quando era o décimo do ranking, de lá pra cá, o francês chegou a sair do top 100 por lesões.
Nesta segunda-feira, Monfils é o oitavo do ranking, uma posição atrás de seu melhor ranking na carreira, sétimo, alcançado em 22 de agosto de 2011.