Em um ponto importante de quebra no primeiro set, Rafael Nadal jogou uma bola dada como fora pelo juiz de linha, mas o árbitro brasileiro Carlos Bernardes viu ela boa, desceu, corrigiu a marca e causou polêmica com o sérvio em quadra.
Em coletiva de imprensa após bater Rafael Nadal por 7/5 7/6 (7/4) em jogão pelas quartas de final no Masters 1000 de Roma, na Itália, o sérvio número 1 criticou e ironizou o brasileiro: "Não queria parecer excêntrico agora, mas vi que ele tomou uma decisão errada. Depois do jogo me disseram que a bola havia sido fora. Ele não, mas tudo bem, todo mundo comete erro. A única coisa que pensei do Carlos é que ele estava tocando na marca e tocando na linha. Então não sei. Ele estava tipo criando sua própria a marca (risos). Por isso disse a ele 'por favor, não toque na marca' o qual dizia para ver a real marca. Mas eu quero dizer, todos cometem erros. Entendo que era difícil de ver, estava bem perto. Acho que ele amou o saibro com seus dedos", disse o sérvio desenhando na mesa com um dedo.
Bernardes teve problemas ano passado no Rio Open exatamente com Nadal o qual foi rigoroso na demora do espanhol para sacar e na troca de shorts do mesmo. Rafa reclamou e pediu exclusão de seus jogos o que foi atendido por um ano.