O cearense Thiago Monteiro, 189º da ATP e revelação do tênis brasileiro em 2016, passou por mais um grande desafio: derrotou o francês Julien Benneteau, 673º, que venceu Federer duas vezes e era o 25º do ranking há 1 ano e meio, por 6/4, 6/7(5) e 7/6(5), em 2h54min, e avançou às quartas de final em Aix-em-Provence, na França.
O jogo teve muitas quebras. No primeiro set, Thiago cedeu a quebra no único break point que enfrentou, mas aproveitou duas de três chances que teve e venceu por 6/4.
Na segunda etapa, os dois tenistas conseguiram duas quebras cada e foram ao tiebreak, em que Benneteau levou a melhor no detalhe, por 7/5.
Na terceira parcial, Monteiro cedeu o break, enfrentou um 3/5, mas voltou no jogo e levou o set decisivo também para o tiebreak. Dessa vez, foi o tenista de Fortaleza quem fez 7/5, conquistando a suada classificação para as quartas de final.
Buscando uma vaga nas semis, o brasileiro terá pela frente o vencedor do duelo entre o eslovaco Jozek Kovalik, 128º, e o tcheco Marek Michalicka, 263º. O jogo será realizado às 6h30, no horário de Brasília.