Definida a 1ª semifinal do ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia, torneio que é disputado sobre piso rápido e distribui US$ 1 milhão em premiações. O português João Sousa surpreendeu Simone Bolelli e desafia Dominic Thiem.
Terceiro favorito da chave, o jovem austríaco Thiem, 21º do ranking da ATP aos 22 anos, venceu a partida que abriu a programação do dia no torneio russo, precisando de1h15 para superar o russo naturalizado uzbeque Denis Istomin, 62º, pelo placar de 6/2 7/5 tendo convertido dez aces contra cinco de Istomin, que venceu 61% dos pontos disputados com seu primeiro serviço contra 74% do austríaco.
Thiem busca vaga na final do torneio russo contra o português João Sousa, 53º da ATP e sétimo favorito da chave, que fez um jogo duro, sem sequer chances de quebra para os dois tenistas, contra o italiano Simone Bolelli, 63º, e em 1h43 fechou o placar em 6/6 (7) 7/6 (1) tendo convertido três aces contra cinco do italiano algoz do principal favorito do torneio, o tcheco Tomas Berdych, que venceu 80% dos pontos disputados com seu primeiro serviço contra 78% do português.
Sousa e Thiem já se enfrentaram três vezes no circuito profissional, todas vencidas pelo austríaco, dentre elas duas partidas disputadas em quadra rápida.
O austríaco busca sua quarta final na temporada. Campeão nos torneios de Nice, na França, Gstaad, na Suíça, e Umag, na Croácia, todos sobre o saibro, Thiem busca a primeira final da carreira em torneio sobre o piso rápido.
Campeão na quadra rápida de Kuala Lumpur, na Malásia, em 2013, Sousa tenta vaga em sua terceira final na temporada 2015, a sexta da carreira. Em 2015, Sousa foi vice-campeão em Umag, justamente perdendo de Thiem, e Genebra, sendo derrotado pelo brasileiro Thomaz Bellucci.
Chegada à semi com tranquilidade
Na outra semifinal, o segundo favorito, o canadense Milos Raonic, nono da ATP, enfrentará o quarto favorito, Roberto Bautista Agut, 23º do mundo.
Os dois tenistas tiveram partidas de semifinal relativamente tranquilas, Raonic precisou de 53 minutos para vencer o espanhol Tommy Robredo, 27º e quinto cabeça de chave do torneio, por 6/1 6/2. Já Bautista Agut precisou de 1h10 para superar o jovem francês Lucas Pouille por 6/3 6/2.
Raonic e Bautista se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional com vitória do canadense.