O jovem tenista Luis Guto Miguel, de 16 anos, uma das grandes promessas do tênis brasileiro, foi premiado com um convite para a chave principal do Brasil Tennis Open – Ano II, torneio da série ATP Challenger 50 que acontece de 27 de abril a 4 de maio, nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O maior torneio da capital gaúcha até agora, distribui US$ 60 mil em premiação e 50 pontos no ranking ATP ao campeão. Crédito: Fotojump
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Vencedor do Roland Garros Junior Series em 2024, Guto disputou, aos 15 anos, a chave juvenil de Roland Garros pela primeira vez. Nesta temporada, já tem vaga garantida no Grand Slam francês graças à sua posição no ranking mundial juvenil(18 anos) da Federação Internacional de Tênis (ITF), onde ocupa atualmente a 31ª colocação, mesmo sendo mais jovem que a maioria dos concorrentes.
Apesar de já colecionar conquistas importantes, o goiano segue em busca de um marco inédito: somar o primeiro ponto no ranking profissional de simples da ATP. Em 2023, disputou cinco torneios profissionais, mas não conseguiu pontuar. Em Porto Alegre, terá mais uma chance. Foi justamente nesse torneio, no ano passado, que Guto conquistou seu primeiro ponto profissional de duplas, ao lado de Karue Sell.
Mesmo de olho no circuito profissional, Guto não vai abandonar o circuito juvenil da ITF. Seu objetivo é terminar 2025 entre os 10 melhores do mundo na categoria até 18 anos, para iniciar 2026 já como um dos principais nomes da próxima geração.
"Meu objetivo pra esse ano é treinar muito bem, me preparar muito bem física e mentalmente para os grandes torneios de 2026, mas também ter bons resultados nesses torneios ainda esse ano. Tem que sonhar alto, mas se preparar muito também”, falou Guto Miguel.
Nas últimas duas semanas, o tenista treinou no Rio de Janeiro ao lado de João Fonseca, atual destaque do tênis mundial e uma grande inspiração para Guto, que é treinado por Santos Dumont e Kike Grangeiro, em Brasília.
“Treinei super bem nestas duas semanas com o João Fonseca, ele me ensinou muitas coisas que posso usar neste torneio, então estou bem preparado e vamos com tudo”, contou o goiano.
Para o técnico Santos Dumont, que o acompanhou no Rio, os treinos foram muito produtivos para o jovem tenista.
"Eu diria que ele aproveitou muito. Tem aquele jeito brincalhão de ser, mas ele mudou um pouco, começou a virar a chave. O dia a dia com um dos profissionais da vez no mundo fez com que ele percebesse e aceitasse coisas que antes ele não aceitava”, explicou Dumont.
Luis Guto Miguel se junta a outros brasileiros na chave principal do Brasil Tennis Open: Daniel Dutra da Silva, Matheus Pucinelli, Mateus Alves e Pedro Sakamoto. A lista deve aumentar com os últimos dois convites ainda a serem definidos e as seis vagas do qualfiying.
“Porto Alegre é um lugar que gosto muito de jogar, fiz semifinal na Brasil Juniors Cup, foi onde fiz meu primeiro ponto ATP de duplas, então estou com a energia muito positiva e espero conquistar nessa semana meu primeiro ponto de simples também. Agradeço ao Instituto Sports por me dar novamente esta oportunidade”.