A tenista russa Daria Saville, russa de origem, mas que representa a Austrália, lançou uma polêmica contra as chamadas WAG (wives and girlfriends of popstars), as esposas e namoradas, termo que surgiu no futebol. Segundo ela, se tornaram um problema para as próprias jogadoras. Crédito: Redes Sociais
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Saville questiona as namoradas e esportes dos tenistas que durante os torneios circulam nos camarotes e viraram influencers com acordos financeiros que as jogadoras não conseguem.
"As WAG do tênis encaixam na estética do esporte, não nós, as tenistas suadas. Conversei com algumas WAG influentes e elas mostraram-se surpreendidas por não recebermos as mesmas propostas. Será porque os atletas não estão tão próximos do público como as WAGs ?" questionou Saville.
A jogadora levantou outras questões, dirigidas aos espectadores, patrocinadores e ao mundo do tênis: "Os especialistas em marketing consideram as tenistas muito pouco atraentes em comparação com as WAGs ? Será que uma vida de luxo é mais interessante do que uma vida de suor ? Ser WAG é mais inspirador do que ser atleta ?" disparou.
Para Saville, é "absurdo que, durante os torneios do Grand Slam, as marcas recorram a influencers em vez das próprias tenistas".
A publicação da jogadora recebeu apoio da tenista alemã Eve Lys, 68ª: "Excelente vídeo. Também já me questionei sobre isso."
Saville comentou que um vídeo dela se preparando para sair com o marido e jogador, Luke Saville, rendeu mais visualizações do que dias onde treinava ou jogava, de acordo com o site sportsport.ba. A jogadora já foi top 20 mundial e hoje está um pouco fora do top 100. Ela tem 135 mil seguidores no instagram.
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Um das WAGs do tênis é Morgan Riddle, de 27 anos, ex-estudante de Literatura Inglesa que trabalhou numa loja e, após a licenciatura, foi gestora de comunicação numa empresa de chapéus. Também fez trabalhos como modelo.
Morgan está com Taylor Fritz, top 4 do mundo e vice do US Open, há cinco anos. Eal possui mais de 435 mil seguidores e 500 mil no Tiktok. Ela tem uma lista de patrocinadores e usa a carreira do namorado para ter patrocínios e sucesso nas redes. Eal é chamada de "Barbie do tênis" e chegou até a trabalhar como rerpórter de bastidores no US Open com um diário de moda. Já pouco foi destaque na revista Vogue.
"Quando comecei a publicar vídeos no TikTok, há alguns anos, algumas tenistas mais velhas compratilhavam num grupo e brincavam comigo". Segundo a Forbes, as WAG mais requisitadas podem ganhar entre US$ 1 a 3 milhões de dólares por ano (R$ 5,9 até R$ 17,5 millhões) com promoção de produtos e campanhas. Estes três milhões representam, exceto para as do top 10 da WTA, o total ganho por jogadoras mais jovens (até 24 anos) ao longo da carreira. Saville, por exemplo, acumulou cerca de 6 milhõesao longo da sua carreira.
Há outras figuras como Morgan Riddle, incluindo Paige Lorenze, namorada de Tommy Paul. Segundo Lorenze, com mais de 900 mil seguidores no Instagram, o sucesso das WAG deve-se ao fato das marcas quererem alcançar novos públicos, não apenas fãs de tênis. 80 por cento dos seus seguidores são mulheres e apenas 15 por cento são fãs de tênis.
"O tênis é o esporto mais atrativo para os comerciantes devido ao calendário anual, à ligação histórica com uma clientela rica e à tradição de mostrar os camarotes dos jogadores e seus familiares", concluiu a Forbes.