X

Costa do Sauípe Open nasce sonhando grande e quer incoporar torneio WTA

Sexta, 28 de março 2025 às 16:34:38 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Anunciado nesta sexta-feira, o Costa do Sauípe Open nasce como o segundo maior torneio de tênis realizado no Brasil e com objetivo não apenas de crescer no circuito ATP como incluir em sua realização a disputa de um WTA.



Crédito: Divulgação Aviva

Entre em nosso Canal no Whastapp

Costa do Suípe Open será realizado entre 19 e 26 de outubro e disputado no saibro.

Em meio a um momento em que o tênis discute dois movimentos importantes, com uma integração e cooperação para realização de toneios entre ATP e WTA, as associações profissionais masculina e feminina, e ainda a luta delas por um enxugamento do calendário de competições, o Costa do Sauípe Open foi anunciado com olho no futuro.

Organizado pela Try Sports com apoio e investimento do grupo Aviva, o evento leva de volta à Bahia parte da elite do tênis mundial, com torneio de premiação de US$ 200 mil e em nível 125, que está abaixo apenas dos 175 e dos eventos ATP (250, 500 e 1000).

"É necessária toda uma logística e uma busca de como organizar o tênis mundialmente. A ATP e a WTA estão exigindo torneios muito maiores [em premiações e estruturas], o que cria um grande movimento de um grande negócio, mas ATP e WTA se preocupam com a questão da base, tanto na questão de torneios pequenos e médio e de médios e grandes, que é o 125", declarou o diretor da Try Sports Nelson Aerts.

O anuncio do evento brasileiro chega em um momento em que a América do Sul tem sido preterida pelos órgãos de comando do tênis profissional. Neste ano, a ATP retirou do calendário o ATP 250 de Córdoba e o colocou dentro do ATP 500 de Doha para ampliar o torneio qatari. Ao mesmo tempo, a WTA mantém poucos eventos no ano na egião com destaque para o WTA de Bogotá e os WTAs 125 de Buenos Aires e Mundo do Tênis Open em Florianópolis.
 

"Córdoba foi substituído por um 125, que quase a gente conseguiu trazer para o Brasil. Mas eu acho que é bom diversificar em outros países aqui na América do Sul", conta Nelson.

"A gente começou pensando e sonhando grande, ainda mais ao lado de uma estrutura como a do grupo Aviva. A gente já garantiu três anos (de contrato), então, já está sendo estudado de como fazer a manutenção e o crescimento e tudo vem de acordo com o resultado do primeiro ano. Muita gente da ATP e da WTA quer vir aqui, ter a experiência e ver como é que está o projeto e daí a gente pode sentar e começar a projetar coisas maiores", contou o diretor da Try Sports destacando que há outros torneios e em todos os níveis em diferentes lugares do mundo também buscando realizarem seus projetos.

O experiente diretor de torneios profissionais, dentre eles o tradicional Challenger de Campinas e ainda o de Curitiba ainda destaca que há esperanças para a realização de eventos de elite no país: "Aqui no Brasil, quando a gente começa um projeto bem estruturado, a chance de continuidade é grande".

Apesar da insistência dos torneios de Buenos Aires e Santiago (ATP 250) e o Rio Open (500) para que o alto comando da ATP venha conferir in loco o sucesso dos eventos na região, a ATP comandada por Andrea Gaudenzi vira-se cada vez mais para o Oriente Médio e de acodo com o jornalista americano Jon Wertheim, em breve a ATP deve anunciar a criação do 10º Masters 1000 do calendário, que ocorrerá em fevereiro, em paralelo aos torneios sul-americanos.


A perspectiva não desanima os organizadores do evento brasileiro que aposta na 'volta da Bahia' para agradar tenistas e fãs do esporte.

Dentro desta perspectiva, a organização já está conversando com a WTA: "A oportunidade seria para o ano que vem (2026). Esta parceria tem que começar sustentável, tem de ser todo um projeto inicial de recomeço. A WTA já se mostrou interessada e ficou muito contente. Então, existe essa possibilidade", declarou Aerts.

Ao ser interpelado pela ex-tenista brasileira Patricia Medrado, que é baiana, parabenizando a equipe pelo projeto, Nelson Aerts garantiu a ela na frente dos presentes que a Try Sports 'vai trabalhar para trazer o WTA ano que vem'.

teninews.com.br
br.jooble.org