X

João Fonseca vence na raça, vai à final em Buenos Aires e segue fazendo história

Sábado, 15 de fevereiro 2025 às 18:46:10 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

João Fonseca, número 99 do mundo, segue fazendo história para o tênis brasileiro e mundial. Após a épica vitória de sexta-feira salvando match-points, o brasileiro se classificou para a final neste sábado do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, em mais um jogo com drama. Crédito: @argentinaopentennis / Ieb+ Argentina Open



Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!


O carioca de 18 anos e cinco meses derrotou o qualifier sérvio Laslo Djere, 112º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/3) 5/7 6/1 após 2h36min de duração na quadra central do centenário Buenos Aires Lawn Tennis Club no primeiro evento da gira sul-americana no saibro.


Fonseca se torna o brasileiro mais jovem na final de um ATP superando Thiago Wild que foi campeão em Santiago, no Chile, no primeiro dia de março de 2020, logo antes do início da pandemia, com 19 anos e 11 meses. Ele vai tentar, neste domingo, a partir das 16h, ser o mais jovem campeão em final contra o argentino Francisco Cerundolo, 28º colocado e quinto favorito, ou o espanhol Pedro Martinez, 41º.


João é o segundo mais jovem na final de Buenos Aires atrás apenas de Jose Acasuso que foi vice-campeão contra Gustavo Kuerten na primeira edição em 2001 com 18 anos e 4 meses e busca ser o mais jovem campeão do torneio. Ele supera Roger Federer como o décimo mais jovem em uma final de ATP neste século. O suíço atingiu sua primeira decisão em Marselha, na França, em 2000 e foi vice-campeão aos 18 anos e seis meses.Ele tenta ser o quarto mais jovem campeão de ATP no século.


O jogo

 

O primeiro set foi saque a saque os dois confirmando com Fonseca pressionando em dois games seguidos na metade do set tendo quatro chances de quebra em um e duas em outro. Djere pressionou em um dos games, mas o brasileiro se salvou. No tie-break mais coragem e precisão do brasileiro com grandes direitas para fechar por 7/6 (7/3).

No segundo set o jogo seguiu parecido com o brasileiro perdendo chances e fazendo seus games com um pouco mais de tranquilidade até que Fonseca aplicou linda devolução e quebrou a seguir aproveitando pela primeira vez após oito chances. Ele sentiu a pressão, parou com as pernas e acabou levando a quebra de volta com erro bobo de forehand. O brasileiro teve um match-point no décimo game, mas cometeu erro não-forçado no backhand e sofreu o empate em 5 a 5. Djere ganhou confiança, elevou o nível, quebrou João e fechou a parcial por 7/5 empatando o confronto.  

No terceiro set o brasileiro começou na frente, mas viveu um momento de tensão, pedindo atendimento médico no intervalo após o terceiro game. Ele parecia sentir algo no abdômen lado direito. Após o atendimento o carioca soltou a direita, conseguiu a quebra com devolução mascada, com sorte, pediu desculpas e confirmou para fazer 4 a 1. Fonseca voltou a pedir atendimento na virada de lado, agora nas costas, mas Djere parecia sentir o físico e Fonseca conseguiu mais uma quebra com bela cruzada para quebrar de novo, abrir 5 a 1 e desta vez ele não falhou.

teninews.com.br
br.jooble.org