Sensação do tênis mundial, João Fonseca, jovem de 18 anos, não correspondeu às expectativas após a inédita conquista no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e foi eliminado na estreia do Rio Open.
Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp
O carioca, número 68 do mundo, um dos mais jovens campeões de ATP do século e desde 1990, foi surpreendido pelo francês Alexandre Muller, 60º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 7/6 (7/4) após 1h32min de duração na quadra central Guga Kuerten lotada na noite desta terça-feira.
Fonseca tinha desabrochado para o mundo ano passado no Rio de Janeiro com quartas de final e semana passada venceu jogos duros sendo quatro argentinos para ser o mais jovem brasileiro a levantar um título de ATP. Ele chegou com a segunda melhor cotação para levantar o título na capital carioca atrás apenas de Alexander Zverev, segundo do ranking, e aplaudido por nomes como Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Novak Djokovic.
Agora o tenista volta para o piso duro e se concentra para a disputa do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, nos primeiros dias de março onde por enquanto estará no qualifying.
O jogo
João começou bem no primeiro game da partida, tendo até chance de quebra no saque de Muller, parecendo que iria começar à frente do francês, que tratou de se salvar no game de saque e depois engatou uma sequência impressionante, fazendo 12 pontos seguidos e quebrando o saque do jovem brasileiro, abrindo 3/0. Muller continuou melhor na partida, disparando winners e vendo João errar mais que o habitual, convertendo mais uma quebra e abrindo 5/0. Fonseca até confirmou seu serviço, esboçou uma quebra quando Muller sacava para fechar, mas o francês se manteve firme e anotou 6/1 na primeira parcial, em menos de 30 minutos.
No segundo set o brasileiro foi esquentando na partida e mesmo com erros mantendo o serviço. O duelo foi saque a saque com Muller se mantendo firme, variando o serviço e no fundo com golpes potentes e algumas curtas enganando o brasileiro. Fonseca precisou salvar break-point no final do set, a torcida veio com ele. O duelo foi ao tie-break, Muller começou melhor, abriu 5 a 2, Fonseca recuperou, mas cometeu erro de backhand e erro na contra-curta para ser eliminado.